segunda-feira, 20 de abril de 2015

DEPRESSÃO E TRISTEZA

DEPRESSÃO E TRISTEZA
Por Ivair A. Costa


A depressão assume números alarmantes no Brasil e no mundo. “Pesquisas indicam que a depressão é um dos quatro distúrbios psiquiátricos mais freqüentes no Brasil. Se os valores em nosso país forem semelhantes aos observados nos Estados Unidos, a população adulta afetada deverá ser em torno de 6 milhões de pessoas”.
Mas as origens da depressão são variados e podem advir da genética, traumas, estresse psíquico, sedentarismo, estilo de vida, etc.
No entanto precisamos hoje ter uma clara definição do que é depressão, pois muitas pessoas estão sendo diagnosticadas com a doença quando a situação não é realmente fisiológica.

A Doença Fisiológica
A Depressão propriamente dita ocorre quando há uma deficiência na produção de neuro-hormônios no cérebro. Substâncias como a Serotonina são as responsáveis para oferecer aos humanos a sensação de bem estar; a depressão fisiológica surge quando esse mecanismo não funciona e a Serotonina para de ser fabricada. Há vários motivos para essa perda de produção. Uma pessoa sedentária com um estilo de vida desfavorável tem sua produção de Serotonina diminuída.

O nosso cérebro naturalmente produz a Serotonina; somente em casos de anomalia genética ela não é produzida. Para ser produzida, as pessoas tem de se submeter a certas rotinas quanto ao estilo de vida. Coisas como se expor ao sol, caminhar em áreas verdes com ar puro, exercícios físicos, produzem naturalmente o neuro-hormônio.       
Senso assim em casos específicos é que existirá a doença fisiológica determinada pela genética. Na maioria dos casos é resultado de um estilo de vida desfavorável.
 Tipos de depressão
 A Depressão se manifesta com os seguintes sintomas:
• Tristeza persistente, ansiedade ou sensação de vazio;
• Sentimentos de desesperança, pessimismo
• Sentimentos de culpa, inutilidade, desamparo
• Perda do interesse ou prazer em passatempos e atividades que anteriormente causavam prazer, incluindo a atividade sexual
• Insônia, despertar matinal precoce ou sonolência excessiva
• Perda do apetite e/ou peso, ou excesso de apetite e ganho de peso
• Diminuição da energia; fadiga, sensação de desânimo
• Idéias de morte ou suicídio; tentativas de suicídio
• Inquietação, irritabilidade
• Dificuldade para concentrar-se, recordar e tomar decisões
• Sintomas físicos e persistentes que não respondem a tratamento; por exemplo: dor de cabeça, distúrbios digestivos e dor crônica

“A depressão maior caracteriza-se por uma combinação de sintomas (lista acima) que interferem na capacidade de trabalhar, dormir, alimentar-se e desfrutar de atividades anteriormente consideradas agradáveis pela pessoa. Estes episódios depressivos incapacitantes podem ocorrer uma, duas ou várias vezes durante a vida. Um tipo menos grave de depressão é a distimia, que envolve sintomas crônicos e prolongados, não tão incapacitantes, mas que impedem a sua plena capacidade de ação ou que você se sinta bem. Às vezes, pessoas com distimia apresentam, também, episódios de depressão maior. Outro tipo é o distúrbio bipolar, antigamente denominado doença maníaco-depressiva. Não é tão freqüente quanto as outras formas de doenças depressivas. Caracteriza-se por ciclos de depressão e euforia ou mania”.

Sintomas sem a doença
A grande problemática é que pode-se exibir os principais sintomas da depressão sem ter propriamente a doença. Pessoas que exibam três ou quatro sintomas e no entanto não perfazem o quadro geral da depressão não devem assumir a doença.

Nos dias que vivemos, com os valores e padrões de vida que perseguimos, muitas pessoas se sentem desanimadas, tristes e deprimidas diante das expectativas de não cumprimento dos sonhos e caem em desânimo. O que pode ocorrer é um falso quadro de sintomas desencadeados por perdas de emprego, baixos salários, relacionamentos instáveis e uma lista enorme de coisas do cotidiano e que no entanto não se caracterizam pela depressão propriamente dita.

Há ainda fatores, como já mencionamos, de estilo de vida que levam a uma pessoa a não estimular a produção de Serotonina. Pessoas que trabalham em ambientes fechados, pouco se expõem a luz do sol, não fazem exercícios e tem uma alimentação não natural, são propensas ao estresse e a ficarem deprimidas.

Há muita gente deprimida por ai, mas que não estão com a doença depressão. As mulheres são as que mais sofrem do mal, e no entanto são as que mais estão sujeitas a estarem deprimidas por jornadas duplas de trabalho, relacionamentos não ideais, não realização profissional, solidão e dezenas de outros fatores. A maioria delas é diagnosticada com depressão quando não possuem a doença.

Depressão induzida
Pessoas deprimidas, tristes e desanimadas que iniciam tratamento para depressão com medicamentos chamados inibidores específicos da recaptação da serotonina, ou ISRS ou antidepressivos, da qual fazem parte remédios como o Prozac (fluoxetina) e o Zoloft (sertralina), podem estar induzindo a doença a se instalar definitivamente.

Esses medicamentos fazem as células do cérebro (neurônios) recapturarem a pouca Serotonina que esta sendo produzida e um estado de melhora é induzido pelo fármaco. Acontece que o mecanismo natural do cérebro é dispensado, as vias naturais de produção do neuro-hormonio são ignoradas, e assim a fisiologia é anulada, em favor da recaptação artificial induzida pelas drogas.

Pode estar acontecendo que muitas pessoas que passavam por uma má fase na vida e que se sentiram deprimidas estejam sendo medicadas para serem depressivas em potencial.

O quadro de depressão é um estado agudo, muito diferente do que as pessoas estão trazendo aos consultórios e ambulatórios; há muitos motivos para se estar deprimido hoje em dia e não se pode apelar para o medicamento para solucionar algo que é perfeitamente normal – ter sentimentos de tristeza.

Sai tristeza!
As mulheres que estão entre as mais propensas a depressão, devem fazer exercícios físicos, tomar sol, respirar ar puro intensa e profundamente e optar por uma dieta natural. Os hábitos femininos geralmente são de sedentarismo e inatividade, e a depressão vai se manifestar com a diminuição do estímulo da Serotonina. Se for adotado um estilo de vida saudável, certamente o mecanismo natural vai se reativado.

“A inatividade é prolífera causa de doenças. O exercício aviva e equilibra a circulação do sangue, mas na ociosidade o sangue não circula livremente, e não ocorrem as mudanças que nele se operam, e são tão necessárias à vida e à saúde. Também a pele se torna inativa. As impurezas não são eliminadas, como seriam se a circulação houvesse sido estimulada por vigoroso exercício, a pele conservada em condições saudáveis, e os pulmões alimentados com abundância de ar puro, renovado. Esse estado do organismo lança um duplo fardo sobre o sistema excretor, dando em resultado a doença”. CBV 238

Há ainda os fatores relacionais e psíquicos. E um lembrete pode ajudar neste quesito – sua saúde não tem preço – outras pessoas não valem o bastante para suprimir sua alegria. Se valorize e não permita que terceiros determinem o seu mal estar. Xô tristeza!



MEDITAÇÃO NA LUZ.


MEDITAÇÃO NA LUZ.

Ensinada por: Sathya Sai Baba

A Meditação na Luz pode ser praticada individualmente ou em grupo.
"O processo de meditar na luz tem que ser entendido assim:
Escolho um lugar isolado, onde não deverei ser interrompido(a)
Sento-me, ou deito-me confortavelmente.
Começo a controlar minha respiração. Cada vêz mais lenta...
Afasto todos os meus pensamentos, apenas deixado-os passar,
Sem dar atenção a eles...Não luto contra eles, apenas Ignoro-os.
Comeco agora a imaginar, uma luz brilhante descendo sôbre
Minha cabeça.
Visualizo essa luz maravilhosa, penetrando por todo o meu corpo.
E repito pra mim mesmo: A LUZ ESTÁ EM MIM !!!
E essa luz, vai descendo por todo o meu corpo, orgão a orgão.
Até os pés. Sinto esta imensa luz em mim;
Imagino (Vêjo) essa luz aumentando de tamanho.
Iluminando tambem. todo o meu quarto.
Sinto que estou na luz;
Agora, a Luz está subindo...subindo...E eu vou junto.
Sinto-me agora, flutuando... sôbre a minha casa, e subindo...
Subindo cada vêz mais na luz, visualiso o meu bairro.
E vou subindo cada vêz mais... Agora, estou vendo Minha Cidade,
La de cima, completamente iluminado... envolto nessa imensa luz.
E cada vêz subindo mais, agora visualiso o meu estado...
E subindo... subindo... subindo...
Subo um pouco mais, e visualiso o meu País.
E subindo cada vêz mais, nessa imensa luz, visualiso o planeta.
Vou subindo cada vêz mais, e visualiso aquele pequeno
planeta azul...
Vejo agora, todo o sistema solar, todos os planetas em movimento,
num verdadeiro sincronismo celestial.

* A partir daqui, é uma experiencia muito pessoal. Cada um vai ter a sua percepção.

Subo um pouco mais, e visualiso agora, a nossa galáxia...
Vejo como o nosso sol ficou pequeno, é só mais um, estre tantos;
Vejo agora o centro da galáxia...
Vou subindo um pouco mais, quantas galáxias...
Vou subindo um pouco mais, e agora todas as Galáxias parecem
tão pequenas... posso toca-las com as mãos...
Vejo agora, elas estão todas no meu ventre... São meus filhos...
Minha criação... meu Universo...
E a luz, banha e ilumina todo o
Universo... Todo o universo me pertence, e eu pertenso ao
Universo... O Universo é todo composto de Luz...!!!
E a Luz está em mim, EU ESTOU NA LUZ!
Grito agora, com todas as minhas forças: EU SOU A LUZ !!!
AGORA ESTOU NO TODO... o todo está em MIM!
Não ha mais nenhum segrêdo entre EU e o TODO...
O TODO UNIVERSAL, possui toda a sabedoria,
E ELE, SOU EU, E EU SOU ELE. SOMOS UM !!!
Ele é toda a luz do mundo, EU sou toda a luz...
ELE é todo o AMOR DO MUNDO, EU, sou todo o Amor do mundo. Agora SEI... SOMOS TODOS UM... nada está separado.
Somos Unidade na Diversidade, Diversidade na unidade...
Eu estou no Pai, o Pai está em mim. Eu e Ele Somos UM !!!
Ainda percebo minha individualidade, mas percebo também,Que faço parte do todo... como um pingo d'água no oceano.
Me identifico como pingo d'água, mas ao mesmo tempo, Tenho a percepção de que SOU o oceano,
Sou parte do todo, sou o TODO!
SINTO QUE POSSO FICAR NESTE ESTADO DE PERCEPÇÃO,
DE GRAÇA EXPLÊNDIDA, O tempo que quiser... pois estou envolvido
por TODA LUZ, TODO AMOR, TODA PAZ do Universo.
Agora ouço o Som do Universo, uma música celestial,
Um côro de anjos... É o Verbo creador e mantenedor universal...
É o Princípio, o meio, o fim.
O Alfa, e o Ômega.
Agora, devo começar a retornar. Descendo, descendo, descendo...
Posso ver agora nossa galáxia, agora o sistema Solar de Ors,
Os planetas girando, girando...
Enfim, o Planeta Azul, Meu país, meu Estado, minha Cidade,
Meu Bairro, Minha Casa, meu quarto, meu corpo.
Estou de volta. A minha realidade.
Sinta que você é a luz, nem mais nem menos, e saiba que a mesma luz está em todos."
Sathya Sai Baba
Dada a simplicidade e universalidade, esta prática pode ser utilizada por homens e mulheres dequalquer idade, raça e nação, de qualquer esfera social e cultural.

* A narrativa, é fruto de experimento pessoal.
A Técnica do Guru é, a imaginação de que a Luz esta em mim, e depois de subir levado por essa luz, reconhecer que eu estou na luz. E o Ultimo estágio, reconhecer que estar conectado ao todo, que esta contido e pertence a ele, e Gritar Eu Sou A Luz. Então VC se percebe realmente como essência do Todo. Cada um, vai ter sua própria experiência.
Boa Pratica. E boa Viagem.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Técnicas para o Desdobramento Astral


Técnicas para o Desdobramento Astral

Existem muitas técnicas para relaxar o corpo físico e 

vamos a duas delas.

1) Relaxamento - A Luz azul
 Sentado ou deitado numa posição confortável, procurar soltar bem o corpo físico e em seguida vamos visualizar o corpo começando pelo pé direito ou esquerdo e com a nossa imaginação vamos procurar vê-lo por dentro e por fora  e uma luz azul que vai iluminando tudo e vamos subindo com a imaginação para a perna e lentamente vamos imaginando-a, o sangue circulando, os músculos, os ossos... Depois vamos passar para outra perna e repetir o mesmo processo até que não a sentimos mais.
Vamos continuar com a imaginação agora imaginando o intestino, os órgãos internos, braços, até chegar à cabeça.
À medida que vamos subindo com a imaginação junto vamos visualizando uma luz azul iluminando tudo.
Na Quinta Dimensão, movemo-nos, investigamos, conhecemos o que são os Anjos, a Virgem e todas as Hierarquias, que se movem, falam e ensinam uma sabedoria que não está escrita nos livros, está fora da mente humana. Quando queremos saber por nós mesmos aquilo que as pessoas chamam Ocultismo, lá conhece-se e deixa de ser oculto.
O que interessa é não sair inconscientemente, dormido, mas sair conscientemente do corpo físico e mover-se a plena vontade. Assim meu estimado leitor, se você põe em prática a saída em astral, vou dar-lhes mantras que os tenho praticado e sei que dão resultados positivos". ( V.M. Rabolú )





Para quem não sabe, MANTRAS são combinações de sons que quando pronunciados concentradamente e muitas vezes causam efeitos mágicos 
ou extra sensoriais.

Vamos indicar aqui dois importantes mantras,  FA-RA-ON e o LA-RAS, 
para não se correr o risco de utilizar outros mantras desconhecidos 
que introduziram no meio gnóstico.

O mantra FARAON se divide em três sílabas: FA - RA - ON.
Deve-se fazer a vocalização destas sílabas sucessivas vezes e 
da seguinte maneira:

Faaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
RrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaOoooooooonnnnnnnnnnnnnnn

Escreveu o Mestre Samael:

"É necessário  aprender a pulsar estes sustenidos e bemóis com o poderoso mantram FARAON, para sair em corpo astral conscientemente e positivamente. Com os mantrans destes sustenidos e bemóis podemos sair em corpo astral"( V.M. Samael Aun Weor )

"O"FÁ"  é da escala musical. O"RA" é como um som grave, deve ser vocalizado com R múltiplo.
"ON"nos recorda o mantram OM da ìndia, só que, neste caso, em vez de levar aconsoante M, leva a consoante N: ON. Em geral podemos dar ao  mantram FARAON toda a entonação com o GRANDE FÁ que ressoa em todo o criado. Aconselhamos vocalizar mentalmente".( V.M. Samael Aun Weor )

"NECESSITA-SE DE EXERCÍCIOS E MUITA PACIÊNCIA".
( V.M. Samael Aun Weor )

O mantra LA-RAS, de mesma forma, pronuncia-se se prolongando o som de cada sílaba:

Laaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaa
Sssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss 
( como um assobio )



Veja também o vídeo sobre a prática: Relaxamento

 2- Montanha

Vamos soltar bem o corpo e imaginar que estamos subindo, uma montanha lentamente até chegar ao cume dela e em seguida vamos imaginar que somos uma pena e que vamos descendo lentamente até chegar em baixo. 

Outra técnica de desdobramento astral:  

 O SALTINHO



É importante também saber que tudo o que existe aqui  em nosso mundo como casas, pessoas, ruas, carros, prédios etc.  existem também no mundo astral de tal forma que a pessoa quando está sonhando não se dá conta que ela está na dimensão astral. Dentro disso, podemos dizer que tudo o que estamos fazendo aqui no mundo físico, estaremos  também fazendo no mundo astral. Então veja, se estamos rotineiramente dando saltinhos no mundo físico com a intenção de flutuar, estaremos dando também saltinhos no astral.  E uma vez flutuando ( fenômeno esse que acontece somente no astral ) deve IMEDIATAMENTE pedir a DEUS-PAI que o leve ao local desejado.

Nós podemos começar a dar esse saltinho sempre quando em presença de coisas raras, novas que surgem na cidade ou dentro de casa mesmo e em seguida fazer a pergunta: estou na dimensão astral ( sonhando ) ou no mundo físico?

A pessoa deve também aprender  a ver o mundo e as coisas cotidianas e familiares com um olhar diferente, como se estivéssemos  vendo uma pessoa diferente ou entrando num ambiente novo e desconhecido para em seguida dar um saltinho e ver se flutua. Lembrando que toda este procedimento, passa também a se refletir no mundo do sonhos, pois já sabemos que, ao estar associado em  dar saltinhos no mundo físico,  também estaremos dando saltinhos no mundo dos sonhos, com a diferença que quando se dá o saltinho no mundo astral,flutua-se, pois na dimensão astral existe a lei da levitação que faz a pessoa flutuar e até voar.  Então, no exato momento que deu o saltinho e viu que flutuou,  nesse exato momento devemos pedir para o nosso PAI INTERNO ( Deus -Pai ) que nos leve a ...  Veja, pedimos ao PAI que é o nosso próprio SER , MAIS SUPERIOR, para que nos leve ao local designado. Nós não vamos pedir para nenhum Mestre levar-nos a este ou aquele lugar e sim para o PAI INTERNO, porque no astral os magos negros se disfarçam muito e se disfarçam de Mestres e até de Mestre Samael, Rabolú, Saint Germain, Mestre Kout Humi, Jesus Cristo etc. , com o fim de enganar os devotos. Você tem que ter em conta que mago negro é dissimulado e enganador , de forma que quem pode nos levar para o ASTRAL SUPERIOR é somente o nosso SER, nosso PAI INTERNO e nunca um mago negro, enquanto não se criou ainda o corpo astral crístico solar ou que ainda não se tenha consciência do mesmo.

Escreveu o Mestre Rabolú:

"Não necessita que vá saltar um metro, com centímentros que se eleve do chão já sabe se está fisicamente ou não. Se não flutua é porque está fisicamente  e se flutua é porque está em corpo astral. Então, ao ver-se flutuando, deve-se pedir imediatamente ao Pai Interno que o leve à um local determinado..."  ( V.M. Rabolú )

"Faça-o diariamente, todas as vezes que mais possa durante o dia, em seu trabalho ou onde estiver e verá os resultados." ( V.M Rabolú )

Estas simples práticas que nos deram os Mestres é o que tem de melhor para obter resultados positivos em nossas experiências místicas diretas. 

Nada de ficar lendo livros de Alan kardec, Jung,  Gurdijieff,  Alice Bailey e coisas afins. Isso não serve para nada. Vou falar assim mesmo para não haver enganos.

Isto aí são distrações, coisas subjetivas e também equivocadas e que nos tiram do objetivo maior que é o de entrar no astral superior 


Pergunta - Mestre, também se tem recomendado muito os saltos e a recordação de si no dia e no 
estado de transição e vigília.

V. M. Rabolú - Olhe, praticamente, isso de se estar perguntando durante o  dia se está em astral ou 

em físico é uma pratica muito elemental, mas é muito efetiva. Eu a recomendo a todo o estudante 
gnóstico que comece por aí, por essa pratica de estar observando o lugar onde se encontra, as 
pessoas  ou objetos que lhe rodeiam.

E observa-se o lugar, observa o que está se vendo e se faz esta pergunta, como causando-se admiração:
 “Por que eu estou aqui neste lugar? Por que estou vendo tal objeto raro? Será que estou em corpo astral 
ou em corpo físico?” E dá um pequeno saltinho com a intenção de ficar flutuando.


Esse salto não se da mecânico, porque mecânico o faz no interno também. Sempre quando dêem vocês 

o salto, devem da-lo com a intenção de ficar flutuando. E como tudo se repete durante o sono de alguém, 
pois, é muito natural que o ego esteja por lá metido num lugar, por exemplo, onde vê   coisas raras, e 
ao ver um objeto raro se faz a pergunta: “Por que estou vendo isto tão raro? Será que estou em 
corpo astral ou corpo físico?”  E pega o salto.


Dá o salto, pois, fica flutuando e então já “desperta-se” que seu corpo dorme aqui, na cama, no 
mundo tridimensional e que se está na quinta dimensão, onde pode-se aproveitar esse tempo para 
recebi a instrução de um Mestre, conhecer um templo e começar verdadeiramente já o que 
poderíamos dizer, o conhecimento próprio e direto, que é o que buscamos cada um de nós.



Pergunta - Dom Joaquim, nestas praticas tem um inimigo e é o medo. Quero que nos refira algo sobre 
as causas primordiais do medo, que desde logo, enquanto nós tenhamos ego, pois, vamos ter medo. 
Mas quero que se pode adicionar-nos algo sobre as "causas-causorum", poderíamos dizer, do 
medo, porque nessas práticas o medo lhe assalta à alguém 

V. M. Rabolu - Praticamente, o medo é um ego que em realidade existe e causa muito dano. Mas eu vou 
lhe sugerir isto: a mim me sucedeu, porque o medo ou a alegria são dois fatores que ambos são dois 
defeitos em si, que lhe causam dano a alguém para as saídas, ou seja, a investigação interna.

Porque em realidade se alguém se emociona, lhe dá muita alegria, volta-se ao corpo físico. E se lhe 
dá medo também. Bom, o medo em realidade é falta de energias, forças. Quando se vai acumulando 
suas energias, vai transmutando suas energias, o medo se acaba. Porque isso vem a ser como uma 


debilidade de alguém que tem criado por falta de forças.

E a alegria, pois, poderíamos dizer a parte emocional resaltada, que também prejudica. De modo,                               pois, que eu utilizei em meu começo, quando comecei, que me emocionava muito quando eu me                             reconhecia nos mundos internos, e então normalizava: me agarrava a qualquer objeto que en-                                     contrara enquanto normalizava aquela parte emocional. Normalizava bem e então já me soltava                                   e ia a um templo para receber uma instrução.

Mas então, já quando alguém se sente normal, solta-se, porque enquanto se esteja pego a qualquer                         objeto dali não regressa ao corpo. Se esta alguém aí, se aguenta até que normalize, e com o medo                             pode fazer o mesmo também,faz o mesmo: se agarra a qualquer objeto, o primeiro que se veja. 
( V. M. RABOLU)


O que saí do corpo?
A nossa parte psicológica, essência e o ego envolto num corpo conhecido como corpo astral solar               para quem já trabalhou na alquimia e fabricou este corpo nesta ou em outra existência; ou corpo             astral lunar para quem não trabalhou na alquimia e não fabricou este veículo.

Aonde vamos?
Quinta dimensão da natureza conhecido como mundo astral ou mundo dos sonhos.
Existem duas finalidades básicas do desdobramento:
Descanso do corpo físico.
Desenvolvimento espiritual ou psicológico do homem.
Esta saída pode ocorrer de duas formas: Inconsciente. Consciente. 
A saída inconsciente é a mais comum e ao acordar recordamos dos sonhos, que é                   um desdobramento inconsciente.
Estando inconsciente no mundo astral sonhamos e existem várias categorias de 
sonhos, desde os sonhos ligada a nossa tarefa diária, sonhos com passado, futuro, premonitórios etc.
Através dos sonhos nosso Ser passa orientações a respeito de nossas condições 
internas e sobre o que temos que fazer de mais urgente e a linguagem usada é a dos símbolos e por isto é muito importante o desenvolvimento da intuição para saber 
interpretar corretamente.              
 (veja o link como desenvolver a intuição).

Normalmente nos sonhos vamos a diversos lugares e a lugares que nunca fomos e conversamos com pessoas que não conhecemos e também com pessoas que conhece-
mos, encontramos com amigos que faz muito tempo que não vemos, com pessoas que já morreram e voamos como pássaros e não damos conta que isto é um sonho, que o corpo ficou dormindo na cama e estamos numa outra realidade.

Através dos sonhos nosso Ser passa orientações a respeito de nossas condições                                                      internas e sobre o que temos que fazer de mais urgente e a linguagem usada é a                                                              dos símbolos e por isto é muito importante o desenvolvimento da intuição                                                                                            para saber interpretar corretamente.

Saindo inconsciente cumprimos mais com a primeira finalidade, que é o descanso 
do corpo físico. Enquanto dormimos, um segundo corpo chamado corpo vital, 
recupera as energias que perdemos durante o dia e é por este motivo que acordamos descansados.
A saída consciente além de acontecer à revitalização ou descanso do corpo físico, de 
uma forma mais intensa poderá buscar ou continuar o trabalho íntimo de desenvolvi-
mento interior.
Devemos lutar para conseguir o desdobramento astral consciente e para isto existem muitas técnicas e vamos a algumas delas:
Antes de relaxar o corpo físico é recomendado fazer a conjuração do belilin     
e o circulo mágico de proteção.



Pode-se começar verbalmente mesmo que seja baixinho, para não incomodar outras 
pessoas que estejam no quarto ou que possa ouvir e em seguida seguir mentalmente 
até vir o sono. Quando o sono chega e estamos concentrados no mantra vamos 
perceber alguns fenômenos próprios do desdobramento como:Um formigamento; 
relaxamento tão profundo que não sentimos mais o corpo e temos a sensação que 
estamos começando flutuar; um ruído como de um motor na cabeça ou ouvir algum 
som ou ver algumas imagens etc., estes sintomas são diversos e muda 
de pessoa para pessoa ou até mesmo de desdobramento para desdobramento.
O que importa é que neste momento ao sentir-se qualquer sintoma ligado a este 
momento de transição, podemos levantar calmamente do leito e dar alguns 
passos e um saltinho com a intenção de flutuar, se flutuamos é porque estamos no 
mundo astral e se não flutuamos é porque não estamos e daí vamos voltar ao leito e 
começar de novo.
O mundo astral esta regidos por outras leis e entre elas esta a lei da levitação ao invés 
da lei de gravidade e lá também o tempo desaparece e estamos regidos pela eternidade.
Estando em astral consciente devemos pedir a uma parte superior 
nossa – Pai interno, para que ele nos leve a determinado local ou nos leve até 
a Igreja Gnóstica, onde poderemos receber ensinamentos sobre o que é mais urgente 
e/ ou necessário fazer.
Nosso Pai que é o nosso Mestre secreto vai nos guiar e nos levar a ver, ouvir e investigar 
aquilo que mais necessitamos para o nosso desenvolvimento espiritual.